Projeto “Comunidade de Fala – Contando nossas histórias”

A Comunidade de Fala é o principal projeto de educação em saúde da ABRE, iniciado em 2015. O projeto iniciou com a composição de um grupo de 10 pessoas com diversos diagnósticos de transtornos mentais e histórias de vivência e superação, que foram selecionadas e capacitadas para atuar em palestras educativas para públicos diversos.

O projeto foi trazido ao Brasil através de iniciativa conjunta da ABRE e de Richard Weingarten – jornalista, educador e ativista de saúde mental norte-americano que vem trabalhando há décadas em atividades educativas e de defesa de direitos na Saúde Mental. O modelo de apresentação é inspirado no programa “In Our Own Voice” , da NAMI (National Alliance for the Mentally Ill).

O grupo tem a Recuperação/Superação e o Empoderamento como conceitos norteadores e busca levar a públicos diversos um formato de apresentação através de um diálogo com a platéia, visando gerar informação, conscientização e combater o estigma.

Em outubro de 2015 levamos a experiência do projeto criado em São Paulo para a cidade do Porto, em Portugal, onde capacitamos um grupo de 10 pessoas ligadas a diversas Associações de Saúde Mental através de uma iniciativa conjunta entre a ABRE e a Associação ENCONTRAR+SE.

Para saber mais sobre o Comunidade de Fala, ver o calendário de apresentações do grupo ou agendar uma apresentação,  escreva para comunidadefalasp@gmail.com ou visite a Página do Grupo no Facebook https://www.facebook.com/comunidadefala/

Projeto “Laboratório de Criação Casa Azul – LACCA”

Alinhada com a missão da ABRE de combater o estigma e buscar a melhoria da qualidade de vida das pessoas afetadas pela esquizofrenia , a partir de 2016 a arte veio ganhar um importante espaço na atuação da associação com o nascimento do Laboratório de Criação Casa Azul – LACCA.

A ação foi batizada com o nome “Casa Azul” homenageando o local que abrigou o universo criativo da artista mexicana Frida Kahlo. As atividades do LACCA iniciaram em 2016 com oficinas oferecidas em parceria com o Programa de Esquizofrenia (PROESQ) do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Em 2017 já ampliamos parcerias incluidno o Museu Lasar Segall (Oficina de Fotografia) e Bothânica Paulista (material prima e capacitação para a Oficina de arranjos Florais)

O objetivo principal do LACCA é ampliar o campo de criação e fruição da arte como parte de nossas atividades e abrir espaço para o trabalho com diversas linguagens, entendendo que a arte engloba muitas e diferentes formas de expressão.

Queremos que o LACCA seja um campo de troca entre os frequentadores da ABRE, artistas e educadores e pessoas interessadas em atividades culturais e artísticas e abrir espaços para debate e conscientização sobre diversos temas relacionados à cultura, não somente no universo dos transtornos mentais.

FAÇA SUA COLABORAÇÃO

Não é preciso muito para mudar uma vida. Entre em contato hoje e comece a fazer a diferença.

VOLUNTÁRIO(A)
DOAR AGORA