Qual a importância da participação da família e dos amigos para o tratamento e recuperação na esquizofrenia?

Familiares e amigos são a principal rede de apoio para as pessoas com esquizofrenia. Em geral, são os primeiros a notar que algo está errado com a pessoa doente. A família e amigos dos indivíduos com esquizofrenia têm que se adaptar e lidar com o parente doente no dia a dia, desenvolvendo estratégias para cada situação diferente. Não existe um padrão de conduta a ser adotado e nem um modo “normal” de reagir. Cada família desenvolve individualmente maneiras de funcionar com a doença e cada indivíduo da família se adaptará diferentemente.

Os familiares também necessitam de ajuda e suporte para si mesmos. A tarefa de cuidar e viver com alguém com esquizofrenia não é fácil e pode ser muito desgastante. Conhecer ou conversar com pessoas que também estejam passando por situações semelhantes reduz o isolamento, possibilita troca de experiências e, consequentemente, proporciona maior apoio e conforto.

Os familiares podem se tornar um grupo com poder para requisitar investimentos em pesquisa e programas para esquizofrenia, atuando nas organizações de defesa de seus direitos. São importantes também para levantar fundos para organização de grupos de apoio mútuo.