GRUPO DE ACOLHIMENTO

O grupo de acolhimento para pessoas com esquizofrenia é uma iniciativa da ABRE em parceria com o  Programa de Esquizofrenia da UNIFESP – PROESQ/UNIFESP, em funcionamento desde 2005.

É um grupo semanal, aberto, coordenado por uma pessoa com esquizofrenia e larga experiência em grupos de apoio e acolhimento, e co-facilitado por alunos e profissionais de saúde mental voluntários da associação.

É um grupo de conversação sobre as vivências com a esquizofrenia de cada participante, e tem por objetivos:

  • Proporcionar aos participantes um espaço apoio para trocas, reflexões e busca de alternativas frente às adversidades
  • Fortalecê-los no enfrentamento das dificuldades, considerando suas singularidades
  • Incentivar a construção e ativação de uma rede de solidariedade e amizade dentro e fora do grupo, para fortalecer seus participantes em seu processo de superação da doença

Para participar do grupo, confira o calendário dos encontros e entre em contato com José Alberto Orsi, através do e-mail: jorsi@abrebrasil.org.br. ou procure a equipe no local de realização do grupo (PROESQ – Rua Machado Bittencourt, 222. Vila Clementino, SP).

GRUPO DE ACOLHIMENTO PARA FAMILIARES

O Grupo de Acolhimento para familiares é um espaço de apoio e orientação onde a informação e a orientação são construídas através de um processo de co-participação de familiares e profissionais.

O grupo reúne-se quinzenalmente às segundas feiras das 18:30 às 20:30 horas nas dependências do PROESQ. É aberto a familiares de pacientes do serviço e aqueles que buscam a ABRE num primeiro contato com a associação.

Para os familiares que vêm pela 1a vez , é necessário comparecer numa 1a segunda-feira de qualquer mês e chegar às 18 horas para preencher uma ficha de inscrição e uma breve conversa de recepção antes da entrada no grupo.

ABRE NO FACEBOOK

A ABRE organiza regularmente rodas de conversa, palestras, cine-debates e eventos culturais. Acompanhe a programação , inscreva-se, participe!

Siga a programação da ABRE no Facebook: https://www.facebook.com/abre.esquizofrenia/

GRUPO ABRE BRASIL

O grupo ABRE Brasil foi criado em 2004 para aproximar as pessoas em torno de um assunto comum e estimular a troca de informações. Pouco a pouco foi se configurando como um rico território de conversas, troca de experiência e apoio mútuo.

O grupo agrega familiares, amigos e pessoas com experiência vivida de esquizofrenia e transtornos correlacionados. Reúne participantes de ambos os sexos, independente da idade, etnia ou nacionalidade (apesar de que as discussões devem ser feitas em português).

Espera-se que com a adesão e participação ativa dos membros do ABRE Brasil, muitas dúvidas sejam esclarecidas e num ambiente de amizade, conforto e acolhimento.

Para se ingressar no Grupo clique aqui